10.1.10

Você Sabe Exatamente o que Você é?

Vamos lá. Com números, números grandes!
Um minuto-luz é a distância que a luz percorre em um minuto. A velocidade que a luz percorre é de 300 mil quilômetros em um segundo.
A distância da Terra até o Sol é de 8 minutos-luz. Ou seja, um raio de sol leva 8 minutos para chegar até o nosso rosto no verão.
Plutão está a mais de cinco horas-luz da Terra. Se você pegar um telescópio e olhar para Plutão, na verdade você estará voltando cinco horas no tempo, pois a imagem de Plutão leva 5 horas para chegar até o telescópio.
O sol é apenas uma dos 400 bilhões de outras estrelas que existem na nossa galáxia, a Via Láctea. Ela tem 90 mil anos-luz de largura. Então, quando vemos uma estrela na Via Láctea que está a 50 mil anos-luz de distância de nosso Sol, estamos enxergando o passado, há cinquenta mil anos! Ou seja, quando observamos o universo, na verdade, estamos olhando para o passado e talvez nunca saberemos como o universo está agora.
Tudo o que enxergamos com os nossos olhos é devido a ondas luminosas, e essas ondas levam certo tempo (xx anos-luz) para atravessar o espaço e chegar até nós.
Os atrônomos acreditam que haja cerca de 100 bilhões de galáxias no universo, e em cada uma dessas galáxias, por sua vez, existem centenas de bilhões de estrela. Consegue imaginar isso?
A galáxia mais próxima da Via Láctea é a Andrômeda que está a incríveis dois milhões de anos-luz de nós. Mais uma vez, quando olhamos no telescópio e vemos Andrômeda, estamos vendo como ela era a dois milhões de anos atrás!!!
Se um observados inteligente em algum ponto de Andrômeda, por exemplo, apontar o seu telescópio para a Terra, ele não iria nos ver! Possivelmente não veria nem seres-humanos. Ele viria a terra como ela era a dois milhões de anos atrás.
As galáxias mais distantes de que temos notícia estão a cerca de 10 bilhões de anos-luz da Terra.
E saber da maior? Nenhuma dessas galáxias está parada. Todas elas estão em expansão! Distanciam-se uma das outras numa velocidade impressionante.
Para tentar ilustrar um pouco tudo isso, o vídeo abaixo vai fazer você viajar dos Himalaias ao Big Bang, passando por todo o universo conhecido pela raça humana até agora. Cada estrela, planeta, constelação ou quasar vistos neste video são precisamente o que vem sendo registrado no mais completo mapa quadrimencional do universo, o Digital Universe Atlas, produzido e atualizado constantemente pelos astronomos do American Museum of Natural History.

Resumindo, sabe o que nós somos? NADA! Nem uma fração de poeira estrelar!
No mínino isso tudo é de fazer você pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário