5.7.06

Ame e Deixe-se amar. Cuide e Valorize os Cuidados

Vou colocar o preto no branco.....
Como nada ocorre por acaso, cheguei novamente a uma passagem de um de meus livros favoritos “O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupery”. E ao me deparar com o diálogo da raposa com o príncipe, e observando mais uma vez o comportamento alheio.....fui movido a escrever.....
Olhem só o que o príncipe respondeu para a raposa quando indagado sobre o porque da sua rosa predileta ser mesmo tão importante para ele, sendo que ele poderia e teria a disposição muitas outras (até mais bonitas) a sua disposição:

“Sois belas (as outras rosas), mas vazias, disse ele ainda. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas. Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.”

Aí ele continou: “...O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho.... foi o tempo que perdi cuidando de minha rosa que a fez tão importante.”
É muito bonito dizer que quem ama cuida! Mas exatamente quem está disposto a se sacrificar, a apostar, a cuidar, a valorizar um grande amor????
O essencial é invisível para os olhos e sem dúvida, quando damos valor a alguém mostramos isso em ações, palavras, cuidado constante, em dar e receber amor.
Hoje tá tudo muito artificial, o amor acaba sendo medido pelo preço do presente ou pelo tamanho da conta bancária. Ou então, o mundo está cercado de falsos amores, que buscam apenas o seu lado e o seu benefício nas relações, seja ela de cunho sexual, emocional, material ou seja lá o que for.
Mais bonito que dizer, é mostrar que você ama e que cuida. Amar de verdade é se doar, é conseguir deixar de lado interesses próprios em prol do outro.
É regar, é botar na redoma de vidro, é proteger, é se preocupar, é alimentar de grande amor, é escutar, é saber fazer silêncio, é respeitar.
Se você diz que ama, então mostre que cuida. O mundo está cheio de outras rosas implorando por cuidados.....e os principes estão cada vez mais escassos.
Ame e deixe-se amar. Cuide e valorize os cuidados que recebe. Mostre que é importante e que se importa com quem ama.
Pule fora de relações artificiais, egoístas, sufocantes e cômodas. Se a pessoa que está contigo não lhe cuida....será que você realmente é importante?
A felicidade existe! E ela se resume em dar mais do que receber......

Um comentário:

  1. Realmente muito bom seu texto, como os outros que sempre leio. Concordo 100% com você, e realmente está cada dia mais difícil arrumar alguém que não tenha interesse em algo material que você tenha.A conta do banco realmente está mais valorizada que a moral que uma pessoa tenha.
    Parabnes por você ter achado alguém que não seja assim, tenho certeza de que um dia meu dia chegará.........

    aquele abraço,


    mike

    ResponderExcluir