31.1.06

Tabela Periódica

As melhores viagens e pensamentos sempre aparecem na hora do banho. Não sei ao certo o porque, mas o fato é que o som da água quente caindo, o vapor e ficar um tempo só sem incomodações podem contribuir para um melhor funcionamento do cérebro.
Olhando a água que caia, pensei nos elementos químicos. Lembrando dos elementos químicos logo veio a mente a tabela periódica.
Todos nós somos compostos dos mais diversos elementos químicos. E por incrível que pareça, poder existir uma correlação entre nossas atitudes à maneira em que os elementos químicos funcionam ou possuem de propriedade.

Por exemplo, os metais. São elementos que apresentam um, dois ou três elétrons na sua camada de valência (última camada). Representam aproximadamente dois terço da tabela. E suas principais propriedades são:
1) nas condições ambientes são sólidos.
2) são bons condutores de calor e corrente elétrica.
3) apresentam o chamado brilho metálico e cor característica.
4) são maleáveis, isto é, podem ser transformado em lâminas.
5) são dúcteis, isto é, podem ser transformado em fios.
Grande parte das pessoas também procuram um estrutura sólida para a vida, curtem gastar certa energia e principalmente em duas ou três vezes por semana fazem atritos, geram e transmitem calor. Cada pessoa normal possui uma caracterítica própria, mas apenas alguns brilham. E também, a grande maioria é maleável. Tipo, maria vai com as outras......não possuem personalidade própria e muitas vezes não conseguem ter o próprio ponto de vista sobre as coisas. Fora as fofocas! Hoje são a favor de um e amanhã de outro.

Já os ametais ou não-metais são elementos que possuem cinco, seis ou sete elétrons na última camada. Existem apenas alguns elementos classificados como ametais. As principais propriedades físicas dos ametais são:
1) nas condições ambientes podem apresentar-se nos estados físicos de sólidos, líquidos e gasosos.
2) são maus condutores de calor e eletricidade.
3) não apresentam brilho.
Uma parte das pessoas que conhecemos também não possuem brilho nenhum. São avessas a mudanças, mal-humaradas, reclamonas e não curtem contato físico e muito menos transmissão de energia.
Quando falamos dos semimetais ou metalóides, são elementos que apresentam propriedades intermediárias entre os metais e os ametais. Por isso, ao se combinarem com outros elementos podem se comportar como metais ou ametais. São em números de sete.
Uma grande minoria é assim. Não existe tabus, se dão com todo mundo, é tudo liberado, pessoas do mesmo sexo no sexo, altamente flexíveis, seguidores dos modismos e geradores de tendências que nem sempre vêm para o bem.

Já os gases nobres são elementos que possuem oito elétrons em sua camada de valência (exceto o He, que possui 2). São gasosos em condições ambientes e tem como principal característica a grande estabilidade, ou seja, possuem pequena capacidade de se combinarem com outros elementos.
É a parte mais charmosa da tabela. Pessoas que estão sempre por cima. Como que flutuando e vendo tudo lá do alto. Não se misturam pois sabem que são superiores. Mais educados, melhor formação e mais informados. Sabem muito bem onde estão e onde querem chegar, pois têm equilíbrio emocional para fazer planejamentos que dão certo.
Mas além de todas essas famílias, temos um elemento em especial que é o Hidrogênio.
É um elemento atípico, possuindo a propriedade de se combinar com metais, ametais e semimetais. Nas condições ambientes, é um gás extremamente inflamável.
Bem, torça para a sua filha não ser como o hidrogênio.......combina com todos, fica com todo mundo, não possui parceiro fixo, tem fama de independente e pricipalmente altamente inflamável........
Preste mais atenção aos seus pensamentos na hora do banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário