21.3.08

Alimentos e o Combate ao Desperdício

Você sabia que sobras de frutas e hortaliças, cascas de frutas, talos e folhas hortaliças podem ter um destino diferente em vez da lixeira?
Esse texto foi extraído de uma reportagem interessante e extremamente útil que eu li e que resolvi repassar.
Quem trabalha na cozinha, seja no dia-a-dia do lar ou por trabalho, ou até mesmo nós apreciadores, sabemos que durante o preparo das refeições muitas coisas vão parar na lixeira. São caixas, papel-toalha, caixas, latas e embalagens plásticas, que se misturam a sobras de frutas e hortaliças.
Mas é possível diminuir o desperdício relacionado aos alimentos, que podem muito bem ser aproveitados na alimentação.
O problema é que é muito difícil mudar a cabeça das pessoas sobre o aproveitamento do que, normalmente, é considerado resto.
"Por que não fazem aproveitamento nas escolas, não ensinam economia doméstica? Acredito que isso é uma forma de contribuição para o não aquecimento global, porque diminui o lixo". Fora as escolas, a educação no lar geralmente não contempla esse tipo de assunto, e geralmente é a criança que manda e desmanda na cozinha.
Esse tipo de educação seria uma forma até mesmo de campanha contra a fome, já que algumas cascas podem ser até congeladas, além de aumentar as possibilidades de alimentos sobre a mesa.
Claro que nem todas as sobras podem ser aproveitadas, é preciso uma avaliação prévia, como o paladar e a praticidade da receita.
"A casca de banana, por exemplo, não dá pra congelar". Se a fruta possui bolor, amassados, partes escurecidas, por exemplo, a casca e entrecasca não podem ser consumidas.
Entre as sobras que podem ser utilizadas em receitas seguem as seguintes dicas que achei interessante:
• Casca de abacaxi: rico em fibras, carotenóides (anti radicais livres), fósforo, cálcio e potássio. Com a casca é possível fazer chá, suco e doces
• Casca de manga: rico em fibras, carotenóides (anti radicais livres). Usada para fazer geléia
• Casca de melão: rica em potássio, fósforo e fibras. Usada em saladas. Cozinhar até ficar macia, ralar, e temperar com sal, azeite e hortelã picada
• Casca de melancia: rico em potássio e fibras. Com a casca se faz doce
• Entrecasca de laranja: Casca rica em cálcio. Entrecasca rica em fibras. Alguns nutrientes estão mais na casca e outros na entrecasca. Com a casca se faz bolo, geléia com entrecasca
• Talos de hortaliças: da couve é necessário descascar o talo para usar na farofa. Talo do agrião, brócolis, espinafre são usados no arroz, sopas e molhos
• Folhagens de beterraba: cálcio, ferro, fibras, carotenóides e clorofila. Usadas em refogados, sopas e farofas
Se o sabor é bom ou ruim depende muito da mão de quem faz. Mas os benefícios parecem enormes, para o bolso do consumidor, para reduzir a fome no mundo e principalmente ajudar nosso sofrido planeta. Não custa tentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário