5.10.12

Dialética Míope: A Maquiagem da Vida

Viver em um mundo cada vez mais apertado tem suas desvantagens, e uma delas é escancarar os seus defeitos e toda a sua falta de educação. 
A evolução não é necessariamente progressista, linear e tampouco inexorável. O pobre pode ficar mais pobre. O ignorante mais ignorante, o doente mais doente, o chato mais chato, o medíocre mais medíocre, o falso mais falso, o ingrato mais ingrato, o egoísta mais egoísta, o materialista mais materialista, o engano mais comum, o conformismo e alegria desmedida cada vez mais presente ao lado... 
Portanto tudo pode piorar, e como dá muito menos trabalho piorar do que melhorar, essa acaba sendo a regra geral. Uma espécie de miopia racional contaminou nosso senso analítico... 
É lindo acreditar que as coisas vão sempre melhorar. É lindo dizer que dias melhores sempre virão – é nossa bandeira – a gente não costuma exercitar a dialética. Não sabemos e não gostamos de pensar, elaborar, perguntar, argumentar, e principalmente aceitar o que se vê.
Na vida, a pior piada vence a melhor das teses, sempre. Acreditar no discurso, colocar toda a responsabilidade na esperança é enfeitar, maquiar e colocar um laço nos problemas que só crescem. É se vestir de palhaço e rir de piadas sem graça. Divertido mas um grande equívoco. Viver é ter as pernas atadas. O primeiro passo para a solução de qualquer coisa, é admitir que algo está errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário