29.1.11

Ignorância é uma Benção. Ignorar é uma Arte

Vocês se olham, e o olho no olho se torna dolorido demais para suportar.
Você sente uma sensação estranha, a de estar olhando para um estranho.
É como se você estivesse olhando para um vegetal com olhos.
Suas mãos ficam nervosas, e surge um desejo de acabar logo com aquilo e sair correndo para qualquer lugar.
Mas não adianta, mesmo correndo, sua mente e sua memória te acompanham para onde você for. E aquilo que era tão vivo, torna-se tóxico, morto, te prejudica, te alfineta, te incomoda e aos poucos estraga sua vida. Não adianta, todo mundo já passou, passa ou passará pela experiência de ser ignorado, menosprezado ou desvalorizado pelo menos algumas vez na vida.
Isso pode acontecer no amor, no campo profissional ou no campo emocional. E é terrível, pois, ser ignorado é um veneno para a auto-estima.
Acredite, uma das piores coisas a se enfrentar é a destruição da auto-estima.
Então, que tal antes de sofrer pela ignorância, você aprimorar a arte de ignorar?
É simples, lembra do vegetal, pois é...
Esteja, mas não esteja. Prefira não saber das coisas, pois quando não se sabe, não existe dor, não existe consciência, não existe remorço. A ignorância é uma benção!
Aprenda de uma vez por todas a arte de ignorar. E transfira essa dor para os outros.
Ignore pessoas, paixões, amores. Ignore sentimentos, ignore vontades, ignore notícias, ignore momentos, ignore a vida. Aproveite e ignore também a conta no banco, ignore o aumento das taxas, ignore o vizinho de prédio, o salário do colega de trabalho, e tantas outras coisas... Deixe o mundo passar ao seu redor, faça cara de paisagem, seja um vegetal de olhos, não esboce reações, não ligue, deixe pra lá. Menospreze.
Saber ignorar... A princípio ignorar parece ser uma coisa bastante negativa, mas você vai perceber que ignorar principalmente pessoas, pode te poupar de muita coisa na vida. E como tem gente que se torna mestre em saber ignorar os outros...
Primeiro não procure lembrar mais de tudo o que aquela pessoa ou situação representou de bom e verdadeiro na sua vida, concentre-se naquilo que você não gostava dela.
Depois, trate o outro, que antes era tão importante, como uma pessoa comum. Deixe-o saber disso pelos seus gestos e atos. Passado isso, comece a entrar fundo na arte de ignorar ou olhar o outro como um fantasma, como não existindo, como sendo alguém transparente e mudo. Excelente!
Seguindo esses conselhos você estará quase lá. Mas não acabou. Mostre que ignora por não querer saber mais da pessoa e da situação, não se importe, não sinta nada, não demonstre raiva, ódio, amor, nada!
Seja outra pessoa, transforme-se, deixe o outro saber que ele não mais te conhece. Não lhe conte nada. Não preste atenção. Não fale e não se abale! Aja do tipo "puxa nem te vi" ou se faça de "desentendido". Domine a arte!
E por fim, para tirar nota dez, se não conseguir desviar o olhar ou o pensamento, demonstre pena. Ao chegar nesse ponto você está mestre na arte de ignorar e principalmente destruir a auto-estima alheia.
Não dar atenção, não nos perturbar, não reagir a certas situações pode demonstrar ao outro que você tem maturidade e equilíbrio emocional, sabedoria, que está bem, mesmo não estando.
Esse é o conselho, ignore voluntariamente os fatos que não auxiliam você em seus objetivos. Essa é uma das mais poderosas ferramentas para que você adquira uma atitude onipotente. Ignore sua infelicidade e incapacidade.
Já dizia Carlos Castaneda: “O mundo é assim e assado, e tal e tal, só porque nos dizemos que é dessa maneira. Se pararmos de nos dizer que o mundo é tal e tal, o mundo deixará de ser tal e tal. Neste momento, não creio que você esteja pronto para esse golpe monumental, e, portanto, deve começar lentamente a desfazer o mundo.”
Faça o seu mundo melhor, lentamente, ignorando o que te faz mal.

2 comentários:

  1. Anônimo7:10 PM

    Perfeito!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito esse, texto é exatamente o que preciso colocar em prática na minha vida. Obrigada!

    ResponderExcluir