31.7.10

Visão é Tudo

Aula de biologia. Entre uma pescada e outra naquela aula, que para ele é muito chata, a cabeça começa a viajar.
Entre uma explicação ou outra sobre a anatomia humana, de repente, um dos sentidos, a visão, começa a  propagar idéias...
Quando se olha na direção de alguém, a luz refletida por essa pessoa, atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino, e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.
Mas nem todas as imagens causam os mesmos efeitos e as mesmas sensações. Algumas causam verdadeiros estragos, desconfortos, nervosismos, dúvidas, raiva, medo, saudade ou até mesmo deixa a percepção invertida por conta de uma projeção apaixonante.
Olhando a distância, luzes penetram e são decodificadas. Instantaneamente imagens passadas, sentimentos passados, emoções passadas, tomam conta. Não controlamos a luz, não controlamos o desencadear das emoções. Apenas sentimos e não entendemos. Elementos químicos agem sem dono, alterações de humor aparecem sem serem convidados.
A visão é realmente uma coisa maravilhosa, ainda mais quando se vê coisas maravilhosas.
Lágrimas também fazem parte de olho e que também podem ser uma reação à “luz”.
Lágrimas não são compostas apenas de água. Numa gota pode haver mais de 60 combinações protéicas, além de minerais e substâncias bactericidas, que protegem o olho de infecções.
Quando piscamos, as lágrimas banham os olhos, conservando a córnea úmida.
Mas mais do que limpeza e proteção, as lágrimas também são um remédio para a alma angustiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário