23.8.09

Perfume, A História de um Assassino

E em um dia de semana desses à noite...
O filme se passa no século XVIII, na França. Nosso protagonista, Jean Baptiste Grenouille passou por grandes rejeições na vida a começar por sua mãe, que o abandonou sob uma banca de peixes esperando que ali morresse como todos os outros cinco filhos que tivera.
Dono de um olfato apuradíssimo, a cada dia demonstrava grande obsessão por odores. Inicialmente não fazia distinção de bons e maus odores, mas quando se torna um homem, a fonte de seu prazer, passou a ser exclusivamente o odor feminino.
A partir daí criou uma obsessão, que o transformou num assassino em série, mesmo sem ele se aperceber...
Como todos nós já descobrimos um dia, Jean percebeu que não podia reter sua fonte de prazer, o que lhe causou grande frustração e o deixou fixado na idéia de capturar o cheiro de todas as coisas, com a intenção de capturar o cheiro feminino que lhe provocou prazer e frustração.
Jean Baptiste decidiu capturar o cheiro das mais belas e puras mulheres que encontrasse para reter suas essências e fazer o perfume perfeito. O jovem consegue extrair toda a essência da pureza, beleza, sensualidade e inocência das garotas, vítimas de sua obsessão, unindo as notas perfeitas, criando um perfume que tinha de todas estas boas características de um modo concentrado, tornando esta essência capaz de manipular as pessoas.
E quem discorda que a mulheres e seu perfume não movem o mundo desde que o mundo é mundo? A inocência e a beleza feminina sempre foram apreciadas e sempre foram capazes de influenciar pessoas e por vezes até nações.
Jean Baptiste percebeu o poder que tinha em suas mãos, e quando estava para ser condenado pela morte de suas vítimas, fez uso do perfume inebriante manipulando todos ao seu redor, fazendo com que o vissem como inocente, com uma pureza tão grande, sendo comparado até com um anjo.
Manipulação com os ingredientes certos é tudo nesse mundo! Você deixa de ser bandido e vira mocinho...
Bem, voltando para Jean Baptiste, ele utiliza o perfume para dar a ele mesmo essas características e neste momento aquele garoto que não possuía identidade e cheiro, estava ali com uma identidade invejável, tão boa que não poderia ser condenado.
Este perfume tinha uma magia tão incrível que quando espalhado entre as pessoas, fazia com elas tomassem para si as características do perfume, desencadeando uma paixão avassaladora e incontrolável entre os mesmos.
O jovem sabia de sua genialidade e do poder que havia criado, podendo controlar o mundo se quisesse, mas sabia também que aquele perfume nunca poderia lhe transformar em uma pessoa capaz de amar e ser amada como todas as outras, sendo essa descoberta a maior de todas as suas frustrações.
O vazio da falta de legitimidade é realmente cruel. E como temos pessoas ocupando espaços errados na sociedade.
Assim, Jean Baptiste retorna ao local de sua infância, levado pelo cheiro de suas lembranças: um lugar mal-tratado, esquecido pela sociedade, onde as pessoas não tinham nenhum respeito por si e pelos outros. Até parecia o São Bráz...
Acaba derramando o perfume todo sobre si e é devorado (literalmente) pelo amor daqueles que sempre o rejeitaram.
É possível compreender que sua real necessidade era capturar o amor que nunca teve, para que o tivesse no momento em que bem desejar. E parece que a necessidade não é só dele...
Mais um filme genial, de um personagem de personalidade autista, isolado socialmente, alienado do mundo e desconexo emocionalmente com as outras pessoas, gerando uma personalidade psicopata, perversa, de atos criminosos, mesmo que realizados sem intenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário