8.2.09

Quem Nasce em Santa Helena Goiás é Santelense


Santa Helena de Goiás é um pequeno, mas muito pequeno município brasileiro do estado de Goiás. Possui uma área territorial de 1.128 km² e sua população é estimada em torno de 35mil habitantes de acordo com o IBGE.
A cidade não tem pólo industrial e nem nada. Só uma usina de álcool e açúcar (Usina Santa Helena), que é controlada pelo Grupo Naoum com sede em Anápolis/GO (que atualmente, diga-se de passagem, encontra-se enfrentando sérios problemas econômicos).
Reza a lenda que uma fábrica da Monsanto do Brasil está em construção e que está se instalando em Santa Helena um pólo de confecções que produzirá diversos tipos de roupas para a Hering, além de um frigorífico do grupo Estrela que trará mais de 1500 empregos com sua instalação na cidade.
A cidade faz divisas com os municípios de Rio Verde, Acreúna e Maurilândia estando situada no sudoeste do estado a 200 km de Goiânia.
Santa Helena de Goiás já foi considerada a capital nacional do algodão. Graças ao Paulo Lopes, que foi considerado o Rei do Algodão nas décadas de 60, 70 e 80. Com a expansão dos plantios de cana-de-açúcar a cultura do algodão migrou-se radicalmente para o estado do Matogrosso e para o oeste da Bahia, o que causou uma grande diminuição do capital circulante na cidade. Aí uma grande quantidade de trabalhadores dependentes da cultura do algodão, provavelmente até mesmo alguns de minha família, tiveram seus empregos extintos e isso causou um aumento do desemprego e abertura de postos de trabalho informal na região. Oportunidades se abriram em outros Estados do Brasil. As pessoas migraram para o sul e os seus descendentes hoje escrevem em Blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário