30.8.06

Hedonismo

É a tendência a buscar o prazer imediato, individual, como única e possível forma de vida moral, evitando tudo o que possa ser desagradável. O contrário do Hedonismo é a Anedonia, que é a perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos e daqueles que adoram uma televisão ou que possuem mulher feia.
Hedonismo vem do grego hedoné, que significa prazer. Doutrina que considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral.
Esse é o nosso pós-modernismo, deixando tudo de lado para buscar estar sempre jovem e na moda. Buscar o prazer não importando o que custe: dinheiro, amizade, amor, família, loucuras ou qualquer outra coisa. Buscar o ideal, o seu ser ideal.
É o nosso mundo, onde todos os dias observamos a guerra de todo mundo contra todo mundo: quem é o mais bonito, quem é o mais rico, o mais forte, o mais inteligente, o mais poderoso, o mais badalado, o mais que tem um carro mais, o mais sedutor, o mais pegador, o mais popular, o mais-mais, o mais que mais, o mais que tudo, o mais ao cubo...
Exatamante isso, estou aqui afirmando que você também possui uma personalidade capitalista. Onde é que você se encaixa?
Você é fruto de uma propaganda consumista que transformou a própria alienação e ignorância em mercadoria e consumo como sendo a cura para a falta de mulher, falta de amor, falta de família e falta de amor próprio.
A busca constante pelo prazer transformou o ser em ter. Ou você mostra que tem alguma coisa e não é e não será ninguém...
Uma pressão constante que, quando não satisfeita, acaba nos vícios, na pornografia, nos jogos, na violência e na frustação.
Já dizia o poeta dos adolescentes: "que todos queimem na fogueira das vaidades".

Nenhum comentário:

Postar um comentário