5.6.06

O Código do Silva

Não é necessário um quadro para perceber que os silvas da vida guardam um terrível segredo.
Uma vida desgraçada que leva o silva a se apegar a alguma coisa para não perder as esperanças. Essa coisas podem ir desde times de futebol e igreja até cigarro, drogas e bebibas....
O silva em questão levanta cedo e sempre pega um ônibus lotado de pessoas ignorantes, o silva é ignorante. Depois de horas no ônibus chega ao local de trabalho. Violência moral, desrespeito com o ser-humano e falta de oportunidades é o que acaba encontrando.
Seus pares no trabalho não lhe agregam nada. O papo gira em torno de mulheres, cerveja, mulheres e de vez em quando mulheres. Aí o silva lembra da sua mulher....mais um desânimo.
Mas o silva tem de pagar as suas contas e suas escolhas. O silva não estudou e quando era jovem o que menos o preocupava era o estudo. Muitas coisas destraíam nosso amigo: carros, futebol, churrasco, mulheres e caipirinhas....agora ele paga o preço.
Ganha uma miséria e tem de sustentar uma casa, vários filhos que não foram convidados, e uma série de vícios que ele acumulou durante os anos.
Aí a bola de neve se move. O silva mergulha numa ignorância sem igual. A corrupção toma conta do país, o mundo mergulhado no caos, uma igreja falsa, a violência, a doença, a filha mais nova e a mais velha estão grávidas, o filho um bandido em potencial, as coisas acontecendo. E o silva? Mais preocupado com a droga da copa do mundo.
O segredo dos silvas é que eles fazem parte de uma verdade. Uma verdade que insistimos em não olhar e virar a cara. A verdade que vivemos num mundo sujo, ignorante, que respira sexo, dinheiro, egoísmo e falta de amor. E sabem o que é pior? Um sistema que cria vários silvas todos os dias.
Pesquisas realizadas apontam que o impacto da sociedade de consumo é muito maior nos adolescentes das classes D/E do que nos das classes A e B, provocando sentimentos de "tristeza, frustração e revolta" quando não conseguem comprar o que desejam, muito mais nos primeiros do que nos segundos.
As pesquisas mostram, também, como os adolescentes gastam o dinheiro de que dispõem, seja ele recebido de mesada, salário ou outra fonte qualquer. Eles apresentam uma pauta de consumo extensa, com uma média de 6.9 itens cada um, sendo que 78% preferem gastar com roupas e acessórios, 56% com lanches fora de casa, 55% com calçados/tênis, 47% com doces/refrigerantes/chocolates/guloseimas, entre outros itens.
Aí os anos passam....os silvas procuram gastar o que não têm e que não podem, deixando de lado o investimento em sua educação e intelectualidade visando o futuro.
E aí, o futuro chega. O segredo dos silvas permanece intacto assim como a impossibilidade de mudança e de esperarmos ter um mundo melhor através da ação do homem.

Um comentário:

  1. Bom texto, mas...
    Quer conhecer um Silva diferente desta história??
    Então visite:: www.ferss.blogspot.com

    Akele Abraço!!

    ResponderExcluir