28.4.06

Impulso de vida e o Impulso de morte

“É possível que a morte em si não seja uma necessidade biológica. Talvez morremos porque desejamos morrer. Assim como amor e ódio por uma pessoa habitam em nosso peito ao mesmo tempo, assim também toda a vida conjuga o desejo da própria destruição....toda a matéria viva, consciente ou inconscientemente, busca readiquirir a completa, a absoluta inércia da existência inogârnica. O impulso de vida e o impulso de morte habitam lado a lado dentro de nós. A morte é a companheira do amor...... No começo a psicanálise supôs que o Amor tinha toda a importância. Agora sabemos que a morte é igualmente importante. Biologicamente, todo ser vivo, não importa quão intensamente a vida queime dentro dele, anseia a morte.....Não obstante, o objetivo derradeiro da vida é a sua própria extinção.” (Freud)

Preto e branco, luz e escuridão, bem e mal, homem e mulher. Tudo nesse universo possui um ponto e um contra-ponto. O acerto e o erro, um caminho e outro, e como vimos, a vida e a morte.
Dentro desse contexto posso dizer que o ser-humano nunca se contetará com o tudo bem. Ele sempre vai procurar acabar com o sossego procurando para si dificuldades, problemas para poder equilibrar as coisas. Um procura o outro. A vontade de fazer o bem e a vontade de fazer o mal.
Dois caminhos, várias escolhas.... Será que podemos concluir que é impossível sempre fazer o bem ou é impossível sempre fazer o mal? Será que o nosso objetivo é sempre buscar o equilíbrio e por fim começamos com a vida e acabamos com a morte? A vida busca a morte.
Sabemos o que é correto, mas plantamos o que é mal. Sabemos que exercícios físicos fazem bem, mas criamos paradigmas que nos acomadam. Sabemos que uma alimentação saudável vai nos garantir saúde, mas insistimos em comer porcarias, beber, fumar....., sabemos que a vida sem filhos é mais tranquila, mas insistimos em achar que não seremos plenamente felizes se não deixarmos descendência, sabemos que a religião é importante mas insistimos em contrariar nossos padrões.
Mesmo sabendo o que é bom, procuramos as porcarias. Num desiquilíbrio, ou a pessoa vive muito e feliz ou se acaba nas drogas e na depressão e morre mais cedo.
Vamos tentar mudar isso? Vamos parar de tentar nos destruir intelectualmente, pscicologicamente, fisicamente e moralmente. Você faz o que é certo. Mas não está certo ficar fazendo tudo certo! Quem é você? Aí você faz o que é errado.....mas já não te avisamos que isso é errado? Vamos vivendo nesse inferno astral, a vida vai passando e logo ela encontra o que procura desde o início, a sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário