17.4.10

Relacionamentos e Cartão Fidelidade

Você tem um cartão fidelidade?
Quase todas as empresas oferecem algum tipo de vantagem para clientes fiéis - é o famoso cartão fidelidade, programa de fidelidade, clubes e confrarias . Quanto mais você compra os produtos ou serviços da empresa, mais paparicado vai ser. A vantagem pode ser um descontinho em suas compras, ou poder parcelar em mais vezes, ou somar pontos e trocar por produtos ou serviços da empresa ou de empresas parceiras – brindes, viagens, jantares, e assim vai....
Até aí normal, afinal o cliente tem que ser o centro das atenções, e todas as áreas da empresa estão voltadas para o ilustríssimo cliente! E o cliente ao gerar lucro pra empresa através não de uma compra esporádica, mas através de sua preferência, fidelidade, passa a ser cortejado pela empresa e esta deseja reter, valorizar esse cliente, dar a ele algo que o deixe sentir recompensado por sua fidelidade.
E você leitor (a) tem um relacionamento?
Muito bem, pare e pense por um instante....eu já dei um cartão fidelidade ao meu companheiro (a)?
Será que eu dou um descontinho a ele (a) por procurar criticar menos e entender mais, apreciar mais, elogiar mais?
Será que eu parcelo em várias vezes, repetindo diversas vezes momentos agradáveis?
E minha ouvidoria, como está? Escuto meu companheiro (a), escuto e verifico com calma se posso fazer ajustes para atender as necessidades do outro?
Essas questões para reflexão nada mais são para ponderar o quanto estou dando valor ao meu relacionamento e também sendo tolerante - qualidades cada dia mais difícil devido ao ambiente áspero e hostil por onde perambulamos.
As empresas perceberam que devem ter como foco o cliente e não mais os dirigentes e procuram valorizar os clientes que conquistam. Colocando um paralelo, os relacionamentos que construímos são ativos que devem ser conservados mesmo contra toda a adversidade: falta de tempo, falatório alheio, concorrência, medos e traumas pessoais, etc.
Existe inúmeras discussões, literaturas, terapias na questão de ter bons relacionamentos, úteis em sua maioria, mas alguns não são universais, ainda não conheço regra melhor do que a Regra Áurea e também chamada de Regra de Ouro ensinada por Jesus há mais de dois mil anos “Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles.”
Bônus para o leitor (a)/Dicas de leitura sobre o assunto:
• O Segredo de uma Família Feliz. Publicado pela Watch Tower and Tract Society of Pennsylvannia (Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados).
• Gray, John. Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus: um guia prático para melhorar a comunicação e conseguir o que você quer nos seus relacionamentos. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
Um artigo via Inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário