17.1.09

O Suicídio do Escorpião

Uma velha história, uma lenda, conta que os escorpiões ao serem submetidos a uma situação aparentemente sem saída, fora do controle, sem solução, acabam por lançar o próprio ferrão sobre o corpo, injetando o seu próprio veneno poderoso e cometendo suicídio.
Para ele a morte acaba sendo a solução imediata para um sofrimento sem solução.
O exemplo mais citado quando se fala no assunto é o do círculo de fogo, que se feito em volta do escorpião faz com ele entre em desespero por estar sem saída e se mate.
Sábio escorpião! E ele mal nos conhece...
Sentimos sem poder, desejamos sem querer, buscamos o que não podemos, queremos viver o que é proibido...
Sem saída, sem solução, sem poder controlar sentimentos e emoções. Somos freados por regras, pela consciência, por leis, por princípios, por escolhas do passado, por outros...
É como se estivéssemos rodeados por fogo. Onde quer que olhamos e seja qual for o caminho escolhido, não se tem escolha. Não se pode seguir em frente. É fogo por todos os lados.
Mas a grande diferença entre um escorpião e nós, é que nós somos os responsáveis por colocarmos fogo em volta de nós mesmos. Somos os responsáveis por nos colocarmos sem saída diante de situações especiais da vida. Provamos todo o processo de auto-destruição.
Você quer seguir em frente e não pode. Quer voltar atrás e não consegue. Quer sair e não pode. É o fogo ou o gosto do próprio veneno.
Sofremos. Quietos. Agitados.
Perdemos o controle da cauda. Ainda mais quando cada vez mais a temperatura em nossa volta aumenta. A temperatura e o fato de não termos uma solução em curto prazo, causa alterações fatais no organismo, na mente, no psicológico.
Viver no fogo ou sentir o próprio veneno?
Como é fácil, às vezes, entender um escorpião. Um escorpião é que é homem de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário