6.12.07

A Origem do Bater Palmas

Final de espetáculo, final de uma palestra, fim de um show ou em qualquer outra atividade social conhecida, quando merecido, ele aparece.
O bater palmas sempre aparece como uma forma de se reconhecer um trabalho bem feito e premia as pessoas que se dedicam a fazer o melhor.
O público percebe a realização de qualidade e mesmo sem saber o porque ou a origem, bate palmas assim como todo mundo, num único objetivo que é dizer o quanto gostaram da atividade desenvolvida.
Mas já se perguntou qual a é a origem do aplauso?
O ato de bater as palmas das mãos em sinal de aprovação, tem origem desconhecida, mas existe há, pelo menos, 3.000 anos. Nessa época, o gesto era essencialmente religioso, popularizado em rituais pagãos de diversos povos como um barulho destinado a chamar a atenção dos deuses.
No teatro clássico grego, tornou-se, então, a forma pela qual os artistas pediam à platéia que invocasse os espíritos protetores das artes. O costume chegou ao Império Romano onde passou a ser comum nos discursos políticos.
Preocupado com a repercussão de suas aparições públicas, o imperador Nero carregava uma claque com mais de 5 mil soldados e cavaleiros. Dali, o costume espalhou-se para o resto do mundo.
Nos séculos XVIII e XIX, quase todos os teatros de Paris contratavam pessoas que tinham uma única função na platéia: APLUDIR.
Mas independente da origem, atualmente batemos palmas em reconhecimento a grandes feitos.
Você anda batendo palmas para sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário