22.10.05

Desligue e Desligue-se


TV
Originally uploaded by luizmarjr_.
Ela é quadrada, só fala besteira e só te apresenta pessoas mentirosas, metidas, egoístas e depravadas. Quando ela quer te contar uma novidade, sempre fala notícias ruins.
Ela também é egoísta, pois quer atenção só para ela e não permite que membros da mesma família se comuniquem.
Ela é contra a boa educação e ensina para seus filhos a melhor forma de não se comportar na sociedade. Ela acha que você é burro, mostra tragédias e imoralidade para ganhar a sua atenção.
Apesar de tudo isso você ainda gosta da compania dela ao ponto de ter mais de uma. Advinha de quem falo? Isso mesmo, sua televisão!
Com novelas idiotas, jornais de tragédias, programas imorais e documentários violentos, a televisão é sim um mal para a sociedade. Ela é controladora e influencia mentes pequenas.
Inspirado em uma iniciativa norte-americana chamada TV-Turnoff Network, graças a Deus foi criado o projeto Desligue a TV.
A idéia é simples: todas as pessoas têm o poder de determinar que papel a televisão terá em suas vidas. Ou seja: em vez de apenas reclamar e esperar uma programação melhor, como eu faço, por que não desligar a televisão e viver a vida ao vivo?
Uma das iniciativas do projeto é a organização da Semana do Desligue a TV, que já acontece desde 1995 nos Estados Unidos e em 2005 contou com a adesão de mais de oito milhões de pessoas nos 50 estados norte-americanos.
Trata-se de um esforço concentrado e organizado de várias entidades para que, durante uma semana do ano, as pessoas não liguem as televisões de suas casas, optando por participar de atividades sociais com a família e a comunidade. Para isso, são oferecidos vários programas, como parques com shows e atividades esportivas, cinemas e teatros com promoções e horários alternativos, museus com programação e preços especiais, festivais de música e poesia, além de educadores falando sobre o tema, reaprendendo e ensinando a ver televisão de uma maneira mais crítica.
Uma das principais razões que motivaram a sua implantação no Brasil foi a gravidade das estatísticas sobre o tempo gasto em frente à televisão e os reflexos desse hábito na saúde, especialmente em crianças.
Atualmente, os trabalhos estão voltados para a preparação da primeira Semana do Desligue a TV no Brasil, que acontece de 24 a 30 de abril de 2006.
A equipe do Desligue a TV, além de organizar a Semana, trabalha ainda na promoção de debates sobre o tempo gasto diante da televisão, na realização de pesquisas sobre o tema, no incentivo à leitura e ao diálogo nas comunidades. Discute ainda a qualidade e a falta de originalidade em investimentos publicitários. O site do projeto mantém um banco de dados com atividades alternativas que podem ser promovidas nos ambientes de convívio social.
No Brasil já houveram campanhas isoladas sobre o “excesso” de televisão, como a da MTV Brasil – “Desligue a televisão e vá ler um livro!” – e a da TV Cultura, que incentivavam as pessoas a procurar outras atividades culturais longe da tela da televisão.
Bem.....façamos nossa parte contra esse chiclete dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário