4.11.14

Amor Romântico e Amor Genuíno

"O problema é que sempre confundimos a ideia de AMOR com APEGO. 
Sabe… nós imaginamos que o apego e o agarramento que temos em nossas relações demonstram que amamos quando, na verdade, é só apego… que nos causa dor. Porque quanto mais nos agarramos, mais temos medo de perder. E então, se perdermos, vamos sofrer. 
O que quero dizer é que amor genuíno é… 
Bem, o apego diz: ‘eu te amo, por isso eu quero que você me faça feliz…’. O amor genuíno diz: ‘eu te amo, por isso quero que você seja feliz. Se isso me incluir, ótimo! Se não me incluir, eu só quero a sua felicidade. Apego é como segurar com bastante força. Amor genuíno é como segurar com muita gentileza, nutrindo, deixando que as coisas fluam. Não é ficar preso com força. Quanto mais agarramos o outro com força, mais nos sofreremos. 
Porém é muito difícil para as pessoas entenderem isso porque elas pensam que quanto mais se agarrarem a alguém, mais isso demonstra que elas se importam com o outro. (…) 
Idealmente, as pessoas deveriam se unir em casais já se sentindo preenchidas por elas mesmas e ficarem juntas apenas para apreciarem isso no outro, em vez de esperar que o outro supra essa sensação de bem estar que elas não têm sozinhas.” - Jetsunma Tenzin

[Ative a legenda no canto inferior direito do vídeo]

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário