15.11.10

The Walking Dead: Mais Próximo do que Imagina

Há algumas semanas a Fox estreou em sua programação a sua nova série chamada The Walking Dead.
Baseado nos quadrinhos que leva o mesmo nome, a série tem como protagonista Rick Grimes, um oficial de polícia que acorda após ter ficado em coma um certo tempo no hospital. O problema é que quando acorda, percebe um cenário apocalíptico em que sua cidade está tomada por mortos-vivos.
Desesperado sai em busca de seu filho e sua esposa “desaparecidos”... Tá, tenho de concordar que não há nada de muito original na série e que acaba sendo o mais do mesmo em se tratando de zumbis.
Mas o que realmente me impressionou foi a realidade que consegui enxergar em meio à fantasia daquele mundo de ficção.
Por um momento pensei que assim como na série, também podemos estar rodeados de zumbis. Mortos-vivos de diversos tipos e características.
Não concorda que a cada época que passa, uma massa de gente apartada da educação, da vida espiritual, do conhecimento, da informação, do "mundo" só aumentam?
Não concorda que o consumo de coisa podre é o que move a sociedade humana atual?
Pessoas vivas, mas mortas, sem conhecimento, sem propósito, sem crenças, sem destino.
Zumbis modernos, vagando por aí à procura de coisas para se satisfazerem. Possuem um cérebro que só funciona para buscar o sustento e seu prazer, comprar, comprar e se divertir com lixo, com coisas mortas, matando o que está vivo.
Zumbis alheios a educação e caminham como que mortos espiritualmente por aí. Não se preocupam com os demais, não tem sentimentos e estão apenas interessados em conseguir a carne fresca de quem está vivo.
Se encontram nos mais diversos lugares e ocasiões. Todos andando no mesmo ritmo, com a mesma expressão facial, em busca de coisas baixas e podres que massageie o próprio ego, alimente suas almas mortas e acaricie seus pecados ocultos. Mortos!
Se preciso for, comem a carne do irmão ao lado para conseguir a tão desejava “vitória”. Seja isso no trabalho, no círculo de amizade, em busca de um novo amor, e se preciso matam até mesmo Deus em troca de suas vontades.
Sim, as pessoas estão se parecendo com mortos-vivos, muitos na miséria, sem esperança, fazendo o mal, quase que insconscientes à sua própria situação, largados à mercê de uma pequena sociedade que está viva!
E ainda muitos outros tipos de "zumbis", ainda sem perspectiva nenhuma, sem instrução e educação, morrem ao assumir o lado obscuro e são apaixonados pela satisfação pessoal mesmo em detrimento do bem coletivo ou do outro!
Mas você liga a TV, como se nada estivesse ocorrendo, e engole as milhares de notícias ruins do mundo, sem se importar, afinal, não é com você que as coisas acontecem. E por isso nem mesmo se dá o direito de saber do que as notícias realmente estão falando e qual o REAL significado delas.
Enquanto isso, fora do seu palácio de indiferença e perfeição forjada, pessoas precisam conhecer a Vida. Perambulando por aí como mortos-vivos, acreditando estar mais vivos do que mortos. Consumindo coisas podres e prejudicando outros em busca disso.
Duas classes de zumbis: os mais pobres, miseráveis, andarilhos zumbis sem informação, e os zumbis seletivamente cegos, podres de espírito que só enxergam o que os interessa.
E a vida de verdade, com significado, cada vez mais escassa.
Realmente não estamos tão distantes assim do fim da sociedade humana como a conhecemos.
É a ficção mais uma vez imitando a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário