5.11.10

Equação Matemática e a Simplificação da Vida


“Simplificar tanto quanto possível, mas não mais do que o possível." (Einstein)"A simplicidade é o último grau de sofisticação.” (Leonardo da Vinci)

A vida, quer você concorde ou não, é mais ou menos como uma equação matemática qualquer:

Sen ( 21*pi/2 ) + tg ( pi - a )*tg [ (3*pi/2) + a ]


Diante dela você tem três alternativas possíveis: 1) desiste dela, 2) resolve com muita dificuldade na forma da tentativa e erro, ou então a opção que mais gosto é 3) simplifica que fica mais fácil de levar, de se resolver.
Acredito que você aprendeu na escola e não esqueceu que, normalmente, na simplificação matemática, eliminando-se todos os fatores comuns, desnecessários, obtém-se uma fração/equação mais simples e equivalente que facilita a sua resolução, torna o processo de resolução mais simples, evitando cálculos excessivos e diminuindo o risco de erros. Encurtando os caminhos.
Vai dizer que não dá para se aplicar isso na vida? Lógico que dá!
Já pensou na quantidade de ganhos em termos de dinheiro, tempo, stress e problemas que você teria se livrado se simplificasse um pouco a sua vida? Afinal, quantas coisas hoje você “carrega” que são totalmente desnecessárias...
Pior, o acúmulo de coisas menos importantes impede que você tenha foco ou que permita que aquilo que realmente tem importância siga em frente. Fato!
A vida moderna requer que sejamos minimalistas para podermos viver mais leves e podermos dar conta de tudo o que se apresenta no nosso dia-a-dia.
Lembre-se, simplificar não significa fazer "pouco", e sim ampliar a essência do que realmente é importante, chegando ao ponto de tornar todo o restante dispensável. É o princípio do Menos é Mais.
É colocar na vida e no cotidiano o conceito de simplicidade e funcionalidade. É viver com mais significado, colocando as energias onde realmente se faz a diferença. Simplifique tudo e torne seu caminho muito mais leve. Não perca tempo!!!
Mas como dizia nosso amigo Da Vinci, nem tudo é assim tão fácil. Simplificar a vida é a última parte de um processo que envolve uma palavrinha chamada planejamento. Se você não tem claro onde que chegar e o que quer para seu futuro, se ficar andando para um lado e para o outro, como que levado pela maré, além de não chegar a lugar algum ainda estará acompanhado de um monte de tranqueiras, objetos, cursos e pessoas que não significam absolutamente nada.
Cuidado com o guarda-roupa cheio de roupas que não usa mais, com o armário cheio de documentos, livros, papéis velhos, com a casa cheia de móveis e objetos que só ocupam espaço, sujeira e aranha marrom.
Cuidado com reuniões desnecessárias, milhares de telefonemas, falta de razoabilidade, intolerância e muita perfeição. Torne fácil, seja mais inteligente.
Cuidado com compromissos, atividades, dívidas desnecessárias e objetos de consumo que você nem mais sequer dá atenção, cursos, línguas, amizades, financiamento de viagens, diversões sem objetivo. São todos um alerta!
Tudo o que fazemos, compramos, escolhemos que não tem real importância pode tornar a nossa vida pesada, estressada, endividada, complicada, difícil de carregar.
Um bicho de estimação, muitos filhos, dois automóveis, milhares de assinaturas de revistas, muitas contas fixas, viagens, produtos em promoçãos, coisas e coisas... para carregar!!!
O que você tem feito que está tornando a sua vida realmente melhor? Está mesmo?
Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa. Ir para a cama à noite e pensar que se fez algo grande e para o bem de outros É o que mais importa.
"A vida não é ter e obter. É ser e tornar-se." (Matthew Arnold)
Simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário