25.9.10

Questão de Referência

Um estudo recente de psicólogos alemães revelou que na falta de um guia, a maior parte da pessoas não consegue andar em linha reta.
Na pesquisa eles acompanharam a trajetória de pessoas que caminharam durante várias horas numa zona florestal da Alemanha e na parte tunisina do deserto do Saara. Detalhe importante, essas pessoas estavam vendadas.
Assim descobriu-se nesse estudo que quando as pessoas não dispõem de certos pontos de referência, acabam por andar em círculos. Ou seja, não chegam a lugar nenhum!
E o pior! Elas andavam em círculos, mesmo achando que estavam andando direito ou em linha reta. Não enxergavam o próprio desgaste em vão.
Moral da história ou do estudo? Acho que você já concluiu onde eu queria chegar né?
Já parou para se perguntar quais são os seus pontos de referência? São confiáveis? Poderia ter pontos de referência de melhor qualidade? Ou ainda, você tem pontos de referência?
Você pode ter dois tipos de referências básicas. Ou pode ter vivido experiências anteriores que lhe dão a oportunidade de distinguir aquilo que é bom, diferente e especial, ou pode aprender com as experiências, os erros dos outros e fazer comparações.
Por que é importante? Bem, basta olhar por aí e ver como estamos cercados de pessoas que andam como se estivessem vendadas...
Seja na vida profissional, nas realizações pessoais e principalmente em questões envolvendo o amor, as pessoas que não tem referência ou não costumam fazer comparação com o que tem, acabam por se contentar com o pouco, com o medíocre, com o que conhecem, com o supérfulo, com o que apareceu. Pessoas de mãos dadas com medíocres. Alegrias ilusórias, fechando os olhos ao que realmente poderia fazer diferença em suas vidas.
Conformismo coletivo...
Esperam o tempo arrumar, melhorar, mudar uma personalidade que não tem mais jeito.
Se suas referências não te dizem muito, você acabará por cair na lábia de alguém com máscaras de bom moço. Cuidado! A mediocridade te cerca!
E aí? Não sente que às vezes está andando em círculos na vida e não chega a lugar nenhum?
As oportunidades nunca passam, se você não pegar, alguém preparado vai se beneficiar no seu lugar. Os tesouros sempre estão onde estão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário