25.9.10

A Percepção do Tempo

A infância... período da vida em que percebemos o tempo de uma maneira bem diferente do que temos hoje.
A impressão que tínhamos era de que o tempo passava bem devagar. Quanto mais desejávamos a chegada das férias, mais elas pareciam distantes. Queríamos que o tempo passasse mais rápido pra que chegasse logo a idade adulta. O dia das crianças então... aquela eternidade.
Porém, depois que idade adulta chega, o tempo parece correr de uma forma jamais percebida e compreendida até então.
Quanto mais avançamos no tempo, mais rápido ele parece passar. De um dezembro para o outro é um pulo. As semanas voam e os finais de semana então... você dorme e já é segunda.
Que me dera ter o poder de congelar o tempo! Ou quem sabe, ter o poder de manter nossos pais sempre na mesma idade, e nosso cônjuge sempre jovem também já seria bom...
Tempo implacável! Para as mulheres, depois dos 15 anos sempre haverá uma mulher mais jovem e mais bonita. Para os homens, depois dos 25 anos sempre haverá um homem mais jovem, com mais fôlego e mais vigor físico.
Tá, mas também não posso deixar de citar aqui que apesar dos pesares, o tempo também proporciona aos homens e mulheres a beleza sem igual da maturidade, da elegância, do conteúdo e da intelectualidade. Só aprendemos o que é realmente bom e só fazemos TUDO melhor, com o passar do tempo. Não tem jeito...
Embora pareça que o tempo se acelere com o passar do tempo (redundância), o fato é que nossos anos continuam tendo 365 dias, nossos dias continuam tendo 24 horas, e nossos minutos ainda têm 60 segundos. O tempo continua o seu percurso sem qualquer alteração.
Então o que muda? É nossa percepção que muda!
Por exemplo, os 50 segundos vividos na montanha russa do Beto Carreiro, parecem para mim uma eternidade. Ou ainda: quanto tempo pareceu durar uma visita ao dentista? Dependendo do seu nível de tensão, o tempo não passa.
Mas, ao contrário, quando você está numa atividade prazerosa, que você gostaria que se estendesse um pouco mais, parece que o tempo voa. Assim, não é o tempo que se altera. Ele permanece o mesmo. De novo, o que muda é a percepção que se tem dele.
Escrevi, falei e não contei nenhuma novidade né? É eu sei. Só desabafo... constatação de que a percepção é tudo nessa vida!
Continuando a divagação... que tal seria aproveitar cada segundo, cada minuto, cada hora?
Como seria curtir o que acontece, seja bom ou ruim, como uma forma de preparação a um destino maior? Existe um destino maior?
O que você acharia de não desperdiçar nossa vida, deixando-a aquém de nossas expectativas, cuidando dela e de nossas decisões aqui e agora? É você que toma suas decisões?
O tempo passa rápido e às vezes não parace que pelo fato de ele passar tão rápido, acaba nos obrigando a tomar decisões e rumos que não necessariamente era o que queríamos?
Mas de uma coisa não há dúvidas, é o que estamos semeando no aqui e agora, que nos fará ir além e nos fará fazer a pergunta comum da infância no futuro: “Ainda falta muito pra chegar?”
Ajuste sua percepção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário