4.12.09

Matei Um Vagalume

É. E foi essa semana, meio que sem querer.
Confesso que o sentimento não foi dos melhores, afinal, já há muito tempo eu não via um deles.
Mas sabem como é, plena primavera, calor, tempo abafado, e com isso uma comitiva de insetos resolveu invadir minha cozinha.
A Dionéia não anda dando mais conta... tive de apelar para o veneno!!!
Bem, todos morreram, inclusive o nosso amigo de calda luminosa. E como é fascinante o brilho... que bicho incrível.
Mas é isso mesmo. Às vezes, por plena besteira, desatenção ou por não observamos as coisas a nossa volta, agindo por instinto, matamos coisas belas, fascinantes e diferentes da nossa vida.
Fazendo uma pesquisa rápida, vagalumes são besouros que emitem luz. Incorporaram a bioluminescência porque ela facilita a comunicação sexual e a defesa.
As luzes têm diferentes cores, pois variam de espécie para espécie e nos insetos adultos facilitam a atração sexual.
Quando você perceber não luz contínua, mas lampejos, isso equivale ao início de um namoro: são códigos para atrair o sexo oposto.
Mas a luminescência também pode ser usada como instrumento de defesa ou para atrair a provável caça.
Se você parar para pensar, os artifícios do homem, tem os mesmos princípios usados pelo vagalume. Só que a luminescência do homem, definitivamente não tem nada a ver com luz.
Por falar nisso qual cor e como você anda reluzindo?
Segundo os cientistas um problema que ameaça os vaga-lumes é a iluminação artificial, que por ser mais forte, anula a bioluminescência, podendo interferir diretamente no processo de reprodução da espécie que podem sofrer perigo de extinção.
Isso mesmo, a falsidade, a falta de luz própria e o artificial não prejudica apenas o ser humano. O que é bom, verdadeiro, moralmente correto, romântico e fascinante está desaparecendo entrando em esxtinção.
Matamos vagalumes pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário