20.6.09

O Sonho Encantado do Cotidiano

“Quem, de três milênios,
Não é capaz de se dar conta
Vive na ignorância, na sombra,
À mercê dos dias, do tempo.”
Johann Wolfgang Von Goethe


Será que dentre todas as coisas, pode existir algo que deva interessar a todos? Será que existe alguma coisa que tem a ver com todos, não importando quem são ou onde se encontram?
Sábado ensolarado, Bob Marley de fundo, céu azul, criança no triciclo, um e-mail frio e questões importantes passando pela cabeça...
Sim! Existem questões que deveriam interessar a todas as pessoas.
Afinal, qual é a coisa mais importante da vida?
Se fizermos essa pergunta a alguém que passa fome, ela diria que a coisa mais importante é a comida. Se fizermos essa pergunta a alguém que passa frio, ela diria que é o calor. E quando perguntamos isso a alguém que vive na solidão, ela diria que é um grande amor.
Mas uma vez satisfeitas todas as necessidades, será que ainda resta alguma coisa de que todo mundo precise?
Como o mundo foi criado? Será que existe uma vontade ou um sentido por detrás do que ocorre? Há vida depois da morte? Como podemos responder a estas pergunta? Por que estou aqui? Será que tenho mesmo apenas alguns anos d vida? E, principalmente: Como devemos viver a nossa tão curta vida?
O que realmente traz felicidade? Seria a busca por prazer ilimitado enquanto vivo ou seria um dom superior, uma causa superior?
Você está entre aqueles que consideram o mundo apenas uma evidência? Você já foi dominado pelo hábito?
Quanto mais se cresce, se envelhece mais nos acostumamos com tudo, em aceitar tudo. Nos acostumamos com o tempo, com o mundo em si.... apenas aceitamos as coisas como são e pronto.
Bem, não sei. Bob já morreu, e não posso mais perguntar a ele se ele não acha surpreendente o simples fato de existir e do mundo existir.
Um presente, um livro que te faz pensar. Mas depois volto para ele. Sábado ensolarado em Curitiba não é todo dia. Vou sair e me juntar às pessoas que acham o mundo uma coisa normal e dormem para sempre o sonho encantado do cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário