3.4.07

Carpe Diem

Extraído da obra "Odes", do poeta latino Horácio: "Carpe diem quam minimum credula postero."
Essa citação eu vi pela primeira vez graças a professora do meu MBA (Eliana). Trata-se de uma citação que ocorreu no filme A Sociedade dos Poetas Mortos. A forma como ela bordou o tema e a forma como a citação entra no filme, pode nos levar a pensar.....
"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.
O que você faz hoje, vai sem falta, refletir na sua vida futura. Não adianta esperar o futuro e esperar que ele lhe tragar bons frutos se você não colhe o seu presente.
A reclamação e a constatação de falta de sorte na vida, por parte de alguns, nada mais é que um indício de escolhas mal feitas no passado. Não colheram bem a sua vida e seu futuro é podre.
É impressionante notarmos como a visão de longo prazo é difícil para a grande maioria das pessoas. Um futuro podre.
Se você sabe que o sistema atual está mudando, que as exigências estão cada vez maiores, se o mercado de trabalho está cada vez mais escasso, por que não se prepara para tal? Por que não procurar estudar, aprender idiomas e ganhar experiência? Por que correr contra a maré?
Se você sabe que seu atual namorado/a só te incomoda, não combina com você, não tem os mesmos objetivos e valores que você, por que continua com ele/a? Não enxerga que seu futuro será podre? Que depois, coisas pequenas que te incomodam hoje vão se tornar insuportáveis depois?
Se você sabe que vai envelhecer, que a saúde é o nosso bem mais importante, por que não começa hoje um alimentação equilibrada, exercícios, leituras para exercício mental e etc?
Aproveitar o dia é torná-lo especial a tal ponto de se tornar significativo ao tê-lo visto passar e determinante quanto ao futuro. Que tipo de escolhas você está fazendo? Está colhendo bem o seu dia?
Nada é fácil! Um colheita bem feita exige esforço, tempo, dinheiro, vontade, garra, determinação e perseverança! Não é uma vida tranquila, sem estudos, sem trabalho, sem interesse e sem objetivos.
Que tal ter novas experiências e fazer coisas diferentes todos os dias? Que tal se desafiar e testar limites? Por que deixar de aprender?
Tem muita gente levando a vida muito a sério e não aproveitando o dia! Faça tudo por prazer....
Não espere o amanhã estando despreparado. Que tal esperar o amanhã com opções de vida? Então....carpe diem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário